5 dicas para melhorar suas fotos no Instagram

O Instagram é uma rede social que surgiu da necessidade que as pessoas tem de fotografar tudo o tempo todo ou vice-versa? Enfim… algumas dicas simples podem fazer com que você obtenha imagens mais nítidas e bonitas pro seu Instagram. 😀

1 – Use o “timer” da câmera do celular.

Suas selfies saem tremidas e sem definição? Isso acontece pelo movimento da câmera. O sensor capta a imagem por um tempo para poder formar a fotografia, assim, se você permanecer o mais imóvel possível, as suas fotos ficam mais nítidas e sem a sensação de “foto tremida”. Utilizando o timer, o movimento da câmera provocado ao apertar um botão não vai te atrapalhar.

 barra1
2 – Ilumine a cena.

Fotografia é uma palavra de origem grega que significa “desenhar com luz e contraste”. Então, nada melhor do que adicionar luz, não é mesmo? Quanto mais luz há na sua cena, menos esforço o sensor do seu celular terá que fazer. Em ambientes escuros, há perda de definição e contrante nas suas imagens, devido a limitações na câmera do celular. Alguns celulares prometem imagens fantásticas mesmo em baixa luminosidade, mas usam apenas artifícios para redução de ruídos e as imagens ficam borradas e as pessoas com pele de boneca.

Flash LED? Evite ao máximo. Você pode mudar uma luminária de lugar, abajur ou mesmo iluminar a cena com o LED de outro celular. Flash direto sobre o objetos / assunto a ser fotografado sempre prejudica a cena.

barra2

3 – Use ferramentas de Edição (no crop, instasize)

O Instagram aceita fotografias no formato 1:1, ou seja, quadradas. Para deixar sua fotografia no tamanho integral, utilize ferramentas de edição para deixá-las no tamanho integral. Há aplicativos como o NO CROP ou InstaSize que fazem esse tipo de edição. Outro aplicativo que eu gosto muito é o Aviary: um software de edição com muitos filtros e recursos que usuários mais avançados utilizam rapidamente.

barra3

4 – Regra dos Terços

É uma técnica utilizada na fotografia para se obter melhores resultados. Para utilizá-la deve-se dividir a fotografia em 9 quadros, traçando 2 linhas horizontais e duas verticais imaginárias, e posicionando nos pontos de cruzamento o assunto que se deseja destacar para se obter uma foto equilibrada.

BARRA4

5 – Fotografe, mas não esqueça de viver o momento.

Eu adoro fotografia, minha esposa adora fotografia. Quando provamos uma comida nova ou uma cerveja artesanal, sempre fazemos fotos antes. Algumas pessoas acham que se trata de oversharing, mas simplesmente gostamos de olhar nossas fotos e lembrar dos momentos que vivemos de uma forma mais visual. Fazemos nossas fotos, guardamos o celular e aproveitamos o momento. Há também as situações onde o ato de fotografar se torna um excesso desnecessário. Durante um casamento, por exemplo, onde os noivos investiram literalmente milhares de reais em uma produção fotográfica, o fato de ficar com o celular na mão fazendo selfies e filmando, além de cafona, é uma falta de respeito com os noivos. Na mesma linha de raciocínio: assistir a um show e gravá-lo durante todo o tempo é jogar dinheiro e tempo de vida fora. Seu celular não fará uma gravação melhor que o DVD / Blu-Ray oficial da banda, portanto, faça uma selfie com seus amigos, guarde o celular e divirta-se.

barra5

Leave a comment